Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Glossário

Encontre definições para a terminologia usada nas páginas do Saber Ciência.

Consultar por ordem alfabética:
A-D | E-H | I-P | Q-Z

aceitar
Tomar como sendo a melhor explicação baseada na evidência. Nas comunidade científica, uma ideia é geralmente aceite quando é apoiada por muitas linhas de evidência e quando é conforme a outros critérios (por exemplo, consistência com ideias bem estabelecidas em áreas relacionadas). Para saber mais porque é que uma idea científica é aceite, visite Ideias em competição: A explicação perfeita para os dados. Para saber mais sobre a diferença entre aceitar e acreditar, visite o nosso equívoco sobre este tópico.


agência financiadora
Organizações governamentais ou privadas, fundações, e outros grupos que fornecem aos cientistas os fundos de que necessitam para fazer a sua inverstigação. Para saber mais, visite Apoiando a ciência.


amostragem
Em ciência, o ato de amostragem consiste em recolher informações de parte de uma entidade, com o objetivo de aprender sobre a entidade como um todo (por exemplo, recolher informações sobre um subconjunto dos membros de uma população, ou sobre núcleos de gelo da Antártica). O termo tamanho da amostra refere-se ao número de medições feitas (por exemplo, o número de pessoas entrevistadas ou o número de núcleos de gelo estudados). Sendo as restantes condições iguais, quanto maior o tamanho da amostra, mais confiantes podemos estar de que a nossa amostra representa a entidade como um todo, e vamos ser capazes de discriminar diferenças mais subtis entre amostras diferentes.


anomalia
Em ciência, uma observação que difere das expetativas geradas por uma ideia científica estabelecida. Observações anómalas inspiram os cientistas a reconsiderar, modificar ou encontrar alternativas para uma teoria ou hipótese aceite.


argumento científico
A descrição lógica de uma ideia científica e a evidência a favor ou contra ela. Na linguagem corrente, um argumento é geralmente um desentendimento verbal, mas aqui vamos usar um outro significado do termo: um caso fundamentado a favor ou contra um determinado ponto de vista. Argumentos científicos geralmente têm alguns componentes básicos: Qual é a ideia? Se esta ideia fosse verdadeira, o que esperaríamos observar numa determinada situação? É essa expetativa confirmada? Como é que isso se reflete sobre a probabilidade de a ideia ser correta ou incorreta? Para saber mais, visite A lógica de argumentos científicos.


ciência
O nosso conhecimento do mundo natural e o processo pelo qual o conhecimento é construído. O processo da ciência baseia-se no teste de ideias através de evidência obtida a partir do mundo natural. A ciência como um todo não pode ser definida com precisão, mas pode ser genericamente descrita por um conjunto de características essenciais. Para saber mais, visite Um guia para a ciência.


ciência aplicada
Investigação realizada com o objetivo explícito de resolver um problema ou desenvolver uma tecnologia. A fronteira entre ciência pura e aplicada é difusa. Pesquisa realizada na busca pura do conhecimento muitas vezes acaba por ter aplicações úteis, e pesquisa iniciada com uma aplicação em mente muitas vezes acaba por expandir a nossa compreensão do mundo natural.


ciência pura
Investigação realizada para a obtenção de conhecimento e compreensão, independentemente das suas aplicações potenciais. A fronteira entre ciência pura e aplicada é difusa. Pesquisa realizada na busca pura do conhecimento muitas vezes acaba por ter aplicações úteis, e pesquisa iniciada com uma aplicação em mente muitas vezes acaba por expandir a nossa compreensão do mundo natural.


citação
Em publicações científicas, é uma referência a outro trabalho científico, fornecendo a informação necessária para localizar esse trabalho. Através de citações, a comunidade científica espera que os seus membros deem crédito às ideias, técnicas e estudos de outros cientistas que influenciaram ou foram usados numa determinada investigação. Para aprender mais, visite Cultura científica: Grandes expetativas.


citar
Em publicações científicas, citar é dar o crédito devido ao trabalho anterior de outros cientistas - geralmente através de uma lista de referências, ou citações, no final de um artigo científico. Através de citações, a comunidade científica espera que os seus membros deem crédito às ideias, técnicas e estudos de outros cientistas que influenciaram ou foram usados numa determinada investigação. Para aprender mais, visite Cultura científica: Grandes expetativas.


conferência científica
Um evento, geralmente organizado por uma sociedade científica ou por um grupo de investigadores, em que os cientistas fazem breves apresentações descrevendo as suas pesquisas. As conferências são uma maneira pela qual os cientistas partilham as suas ideias, resultados e métodos de investigação com a comunidade científica.


controlo
Em experiências científicas, é manter uma ou mais variáveis constantes, de modo a que o impacto de outro fator possa ser bem compreendido. Para saber mais, visite a nossa página Concebendo testes imparciais.


dados
Informação obtida através de observações — geralmente observações feitas de forma padronizada. O termo dados normalmente refere-se a dados em bruto — informação que ainda não foi analisada.


deduzir
Descobrir através do raciocínio lógico. As deduções são muitas vezes baseadas em conhecimentos estabelecidos e/ou hipóteses.


Consultar por ordem alfabética
A-D | E-H | I-P | Q-Z



Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos